Estava navegando por blogs nacionais quando me deparei com um texto interessante que retrata a realidade social brasileira. Não me recordo o endereço do blog ou o autor (esqueci de selecionar a url e o contato do autor), mas abaixo vai o texto.

“Eu trabalho numa loja de prestação de serviços; pagamento de contas, xérox, assistência técnica em computadores, essas coisas.
Eu estava enrolando serviço trabalhando quando entrou na loja uma senhorinha simpática de uns 50 ou 55 anos e veio falar comigo.

Moço, por favor, você escreve uma carta pra mim?

Na hora eu pensei:

“Que foda… ela não deve saber escrever.”

Fiz trejeito de me levantar, e por curiosidade, perguntei:

- Pra quem é a carta?

- Pro Silvio Santos.

Não soube o que dizer, mas fiquei no lugar que estava.
Perguntei o que era pra escrever e ela me disse só o seguinte:

- Fala pra ele que eu quero ganhar meio milhão.

- Só isso?

Perguntei, e me arrependi amargamente de ter perguntado.
Durante mais ou menos meia hora (meia hora importante do meu serviço, em que eu poderia estar, fazendo coisas de suma importancia, como responder recados no orkut) ela me contou as peripécias de sua vida e como entrou numa dívida que eu achei bastante idiota.
Nessa hora me pergunto: Afinal de contas, se essa mulher tá devendo, por que o Silvio Santos tem que pagar a dívida dela?

É quase cultural hoje no Brasil essa mania de esperar que as coisas caiam do céu ou que alguém de alguma de empresa de televisão vá e pague suas contas, reforme sua casa, te leve de volta pra cidade natal. Tudo que alguem quer hoje, qualquer coisa, eles pedem pra alguem da televisão, para esse batalhão de Gugus e Silvios Santos que temos por aí, isso quando não se ajoelham e pedem aos céus e infernos por uma intervenção divina, cada vez mais o povo se acomoda.
Ninguém mais pensa em, por exemplo, trabalhar pra arrumar algum dinheiro e pagar suas dívidas, reformar sua casa, comprar a passagem pra ir embora pra terra natal. Todo mundo espera que o Gugu apareça na porta de sua casa ou então que um deus desça de seu pedestal divino e num passe de mágica, resolva todos seus problemas. Até o ronco do marido, ou a eterna dor de cabeça da esposa.
Algum populista de extrema esquerda talvez vá me falar que essa é a unica condição que o povo tem, que o Brasil é um país em que ninguem tem oportunidade iguais, que essas pessoas nunca vão conseguir nada sem ajuda e que a fé é o unico ponto de apoio que têm etc, etc, etc…
Certa vez vi num seriado uma célebre frase:

Pobreza é sinônimo de preguiça

A cada dia que passa, eu acredito mais nessa máxima.
Me lembro do meu sobrinho, Wilson; nasceu pobre, numa casinha de três comodos no fundo da casa de parentes com sua mãe e irmã, numa cidade sem oportunidades no interior de Minas Gerais. Sem paciência para estudar, tanto que se formou no ensino médio bem tardiamente.
Ele cresceu pobre, tinha que ajudar no sustento da casa, ajudar na criação da irmã e pra piorar, ainda arrumou uma filha.
Wilson não ligou para o Gugu, não mandou uma carta pro Silvio Santos e muito menos rezou pra que um malote de dinheiro caísse do céu no quintal de sua casa.
Ele se lembrou que ele sabia fazer uma coisa direito: TRABALHAR. Wilson trabalhou, mas trabalhou muito. Noite e dia, chuva e sol, feriados e dias nacionais. Ele sempre estava trabalhando. Hoje Wilson não é rico, ainda mora na mesma casinha de fundo em que nasceu. Mas hoje a casinha de fundo já conta com seis cômodos, ele tem um carro, uma moto, sua filha estuda na melhor escola particular para crianças que ele encontrou, está se formando em Administração de Empresas e namora uma garota que mora em São Paulo (E não passa 15 dias sem vê-la. Sempre viaja com seu próprio carro para São Paulo).
Então,
Essa senhora que lhes escrevi no começo desse post é uma pensionista do estado. Recebe seu salário mínimo todo mês, paga suas contas, faz outras e entre uma conta e outra, provavelmente fica na rua de sua casa fofocando. E quando a situação aperta, o que ela faz? Vai escrever uma carta pra que Gugu ou Silvio Santos lhe dêem meio milhão, ou vai rezar pra que alguma divindade se apiede dela e a faça ganhar na mega sena.
Na melhor das opções, ela vai ler “O Segredo” e vai ficar só pensando.
Esse é um dos milhares dos motivos que eu penso que esse país não vai pra frente nunca.
Enquanto houver por aí um louco sensacionalista dando casas, carros e viagens, o povo nunca vai se esforçar para conseguir o que quer e o Brasil nunca vai pra frente.”

Pouco tempo depois recebo um e-mail de um amigo com aberrações do Orkut (ferramenta de fofoca mais poderosa que sua vizinha). Nisso percebo que a “inclusão digital” nada mais é do que uma forma de proliferar a ignorância de um povo que ao invés de utilizar a rede para buscar conhecimento perde seu tempo com ações “sem noção” como a da foto abaixo:

imageman8.jpg

Sem comentários…

[]´s

